Administração municipal inaugura reforma do consultório odontológico da UBS de Centenário RSAdministração municipal inaugura reforma do consultório odontológico da UBS de Centenário RS

Publicado em 14/03/2023, Por Assessoria de Comunicação

A Adminsitração municipal de Centenário reinaugurou, no último domingo dia (12), o consultório odontológico da UBS de Centenário. O evento contou com a presença do prefeito municipal Genoir Marcos Florek, vice prefeito Cassio Kolcenti, secretário de esportes do estado Danrlei, secretário da saúde Éverton Fiori, equipe da saúde Luís Fernando Comandulli, Adriane Serafini Biesek, Tatiana E. Kissel e representantes do consulado do Grêmio de Centenário.

O consultório odontológico foi construído a aproximadamente 25 anos atrás, e desde então os móveis eram os mesmos, neste tempo foram realizadas apenas pequenas melhorias, sendo assim, muitas gavetas e prateleiras não tinham mais condições apropriadas para serem utilizadas, e não permitiam acomodação de todos materiais necessários. O tipo de revestimento do piso e a existência de persianas também não eram adequados, o consultório já não estava mais nas normas de vigilância estabelecidas atualmente.

Uma das principais melhorias realizadas no consultório odontológico, segundo a equipe de saúde, é o escovódromo, que antes era um espaço pequeno e precário, agora encontra-se um espaço amplo, com cubas ergonômicas para todas as idades. O espaço reformado é de grande importância para os escolares, pois anualmente é realizada a escovação supervisionada com todas as turmas das escolas municipais, abrangendo cerca de 300 alunos.

O estoque apresenta-se mais organizado e mais espaçado, possibilitando armazenar todos os materiais de forma mais adequada. Outra melhoria importante foi a instalação do biombo que possui objetivo de separar as duas cadeiras odontológicas otimizando, reconfigurando o ambiente e proporcionando maior privacidade e conforto aos pacientes.

O espaço conta com toda a estrutura de equipamentos odontológicos necessários para a promoção da atenção primária em saúde bucal. A partir de agora, a população contará com um consultório reformado e com uma estrutura moderna. Atendimentos por ordem de chegada, de segunda à sexta-feira, pela manhã das 08:00 às 11:45 horas e à tarde das 13:00 às 17:00 horas.