Administração entrega antena de internet para a comunidade Rio dos ÍndiosAdministração entrega antena de internet para a comunidade Rio dos Índios

Publicado em 17/12/2021, Por Assessoria de Comunicação

Na tarde de ontem (16), o Prefeito Genoir Florek Neninho, acompanhado do Vice Prefeito Cássio Kolcenti, secretários de Administração Gustavo Kominkiewicz e Agricultura Adair Preczeski, e a responsável pela Secretaria de Educação Giovana Pegorini estiveram presentes na entrega simbólica da antena de internet da comunidade Rio dos Índios.

Um dos desafios da população do meio rural é a dificuldade de acesso à internet, as empresas provedoras não disponibilizaram o sinal, por antena ou fibra ótica, em algumas comunidades, devido ao difícil acesso a estas. Entendendo a necessidade atual, onde a internet tem se tornado uma ferramenta indispensável na vida das famílias, a administração municipal empenhou-se para garantir a inclusão digital, desenvolvendo o projeto da Internet Rural nas comunidades do interior do município.

Vivenciamos que no período de pandemia, os alunos da zona rural tiveram muitas dificuldades com a implantação do ensino online, sem ter acesso à internet em suas residências alguns precisavam se deslocar para locais mais altos em busca de sinal de telefonia móvel, ou em parentes e vizinhos para poderem realizar as atividades encaminhadas pelos professores. Com a antena de internet distribuindo o sinal, agora os alunos terão a oportunidade de comunicar-se, realizar pesquisas e trabalhos, diretamente de suas casas.

A internet na agricultura tem se tornado cada vez mais importante, existem aplicativos e ferramentas destinadas aos agricultores, que facilitam a gestão do agronegócio e auxiliam na produção. O aprimoramento da tecnologia no campo é sinônimo de inovação e desenvolvimento, com acesso à informação, como previsão do tempo, cotação de produtos e a comunicação. A expansão da conexão de internet é uma aliada para a diminuição do êxodo rural, fazendo com que a população sinta-se inserida na realidade atual e tenha mais motivos para continuar a vida no campo.

Além da antena de internet que distribui o sinal para as residências, a comunidade recebeu um ponto de acesso gratuito.

Com um investimento total de cerca de 141 mil reais para a instalação de antenas de distribuição de internet nas comunidades rurais do interior do município, a administração municipal contribui para o desenvolvimento humano e social dos munícipes e dá um importante passo para a democratização do acesso à internet.