Centenário realiza Seminário Regional da Erva Mate como parte das comemorações da semana do município.

Publicado em 15/03/2023, Por Assessoria de Comunicação

 

A administração municipal de Centenário busca incentivar a produção da erva mate considerando que esta é uma cultura com grande potencial. Segundo o prefeito Neninho “é necessário valorizar os produtores, por isso incluir a produção da erva mate nas ações de incentivo do Plano de Desenvolvimento Municipal é importante para o desenvolvimento do município e da região, pois a valorização dessa cultura traz muitos benefícios, por isso buscamos dialogar com os produtores, viveiristas e vereadores para definir as ações que contemplam a produção da erva mate. Com a obra asfáltica da ERS 477 projetamos muito progresso e com isso nos sentimos cada vez mais otimistas nessa missão de fazer Centenário crescer.”

No ginásio da Escola Nossa Senhora de Fátima a administração municipal de Centenário realizou nesta terça-feira (14/03) o Encontro Regional da Erva Mate, reunindo produtores, viveiristas, ervateiras, vereadores e secretários municipais, representantes de prefeituras de municípios vizinhos, alunos do terceiro ano do Colégio Agrícola de Viadutos, gerente regional Gilberto Tonello e representantes da EMATER e de diversas instituições parceiras da erva mate, bem como instituições financeiras.

Os mais de 200 participantes de diversos municípios da região foram recepcionados com um coquetel preparado com produtos produzidos com erva mate, que já é muito presente na preparação de bebidas como chimarrão e chás, está ganhando espaço também na gastronomia.

Foi apresentado também um breve histórico do cultivo da erva mate no município de Centenário através do relato de Adelino Loch. O viveirista local Itacir Orlando fez a demonstração de um método de obtenção de mudas na propriedade e o viveirista Gentil Bis explanou sobre os desafios para entregar um bom produto agregando valor na produção. Ainda teve um espaço para que os viveiristas de Áurea, Machadinho, Gaurama, Severiano de Almeida e Venâncio Aires divulgassem os trabalhos dos seus viveiros.

O extensionista da Emater, Sr. Valdir Zonin, um grande entusiasta da erva mate, apresentou os benefícios da erva mate para a saúde e defendeu os modelos de produção orgânica da cultura.

Luiz Ângelo Poletto da Emater mostrou aos presentes um panorama da produção da erva mate na região de Erechim, com uma roda de conversas com os produtores que buscavam informações de como aplicar os conhecimentos para melhorar a produção dos seus ervais produzindo um produto com boa qualidade.

Dentro do contexto tradicionalista em que se encontra a erva mate, árvore símbolo do Rio Grande do Sul, e o chimarrão a bebida que é amplamente consumida no estado e levada para todo o mundo pelos gaúchos não poderia faltar a música animada pelo gaiteiro Carlinhos Steiner que com seu repertório animou o público presente.

Nesse clima de alegria toda a equipe da EMATER, que apoiou a realização do evento recebeu uma singela homenagem com um parabéns gaúcho como reconhecimento pelos 46 anos de instituição.

Após o almoço, onde foi servido um suculento churrasco, foram retomadas as conversas entre produtores e ervateiras, um debate que reforçou a necessidade de ampliar as perspectivas da comercialização da erva mate no mercado nacional e internacional onde é necessário alcançar cada vez mais ótimos resultados na produção e buscar popularizar o consumo do chimarrão e outros produtos derivados principalmente entre públicos mias jovens para agregar mais valor à cultura.

 Com muito otimismo e com a missão de buscar muito mais desenvolvimento para o município o prefeito Genoir Marcos Florek Neninho apresentou o edital com as ações de incentivo à erva mate prevista nas ações do Plano Municipal de Desenvolvimento, Desenvolve Mais Centenário, que foi assinado no presente momento. Na oportunidade a Solidariedad, organização internacional que trabalha com o desenvolvimento de cadeias agropecuárias sustentáveis, apresentou seu projeto de doação de mudas, onde os produtores poderão se inscrever para participar do programa.

Houve ainda a premiação dos maiores produtores de erva mate com comercialização oficializada no talão de produtor, o 3º lugar o produtor Itacir Orlando, 2º lugar Inésio Paris e 1º lugar Ernesto Spitza, sendo que vinte produtores foram reconhecidos como destaque e levando em conta a produtividade e se destacaram no cultivo de erva mate.