CENTENÁRIO REALIZA EVENTO PARA RESGATAR CULTURA POLONESA EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIOCENTENÁRIO REALIZA EVENTO PARA RESGATAR CULTURA POLONESA EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO

Publicado em 23/03/2023, Por Assessoria de Comunicação

O município de Centenário celebrou 31 anos de emancipação político-administrativa em 20 de março. Em comemoração ao aniversário foram realizadas diversas festividades, e na noite do último sábado, 18, a XI Festa do Pierogi, jantar típico polonês, reunindo centenas de pessoas no ginásio municipal.

O público foi recepcionado pelo prefeito municipal, Genoir Marcos Florek (Neninho), a primeira-dama, Daiana Cieslak, o vice-prefeito, Cássio Kolcenti e esposa Catia Galinski, a corte do município, rainha Josiani Kwiatkowski e as princesas Clacisllaine Skovronski e Hattaly Moniely Lengowski da Silva e o mascote que foi novidade nessa edição e em breve será batizado.

Estiveram presentes lideranças da região, presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, deputada estadual Delegada Nadine, deputado Paparico, prefeitos, de Áurea, Antônio Jorge Slussarek; de Floriano Peixoto, Orlei Giaretta; de Três Arroios, Carlos Burille; de Itatiba do Sul, Valdemar Cibulski; de São Valentim, Claudimir Paniz; de Calos Gomes, Luiz Zelinski; de Gaurama, Leandro Puton; primeiras-damas, secretários municipais, vereadores, comandante do 13º BPM, Major André Konigonis, gerente regional da Emater, Gilberto Tonello, assessores dos deputados.

Participaram também, membros da comissão organizadora da 16ª Polfest Internacional de Guarani das Missões, presidente Lauro Luiz Marmilicz e as soberanas Karine Pauczinski, Rafaela Luana Zurawski e Caroline Jaroczewski, e o Grupo Folclórico Polonês Águia Branca que realizou uma belíssima apresentação com danças típicas polonesas.

O cardápio muito saboroso contou com lombinho suíno recheado, carne suína, batata ao bafo, maionese, arroz, saladas e o tradicional pierogi, que foi servido frito e cozido com molho de frango e molho de nata e bacon. Foram servidos ainda sorvete e Pavlova.

A noite encerrou com o baile animado pela Banda Doce Pecado.