Festa da Escolas MunicipaisFesta da Escolas Municipais

Publicado em 14/03/2022, Por Assessoria de Comunicação

Como parte das festividades do aniversário de 30 anos de Centenário, no último domingo 13 de março, aconteceu a Festa das Escolas Municipais, na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, Linha Menegatti.

Com um público estimado em mais de 1000 participantes, e diversas atrações, Centenário sediou o jogo entre o Ypiranga e os campeões regionais de 1987, no primeiro tempo, e no segundo tempo jogou a equipe campeã da Taça Regional de Futsal de 2021, mostrando muito talento e enaltecendo a paixão pelo futebol, que une gerações de centenarienses.

Após a Santa Missa, ministrada pelo Padre Gian, com participação do Coral Municipal, que emocionou os presentes com sua apresentação, foi servido o tradicional churrasco.

Na oportunidade foi criado o 10º Consulado do Ypiranga, tendo como cônsul o prefeito Genoir Marcos Florek Neninho, que recebeu a carteirinha do Presidente do Clube Adilson Stankiewicz. O mascote Canarinho teve uma participação especial no evento, levando alegria e contagiando os presentes. Para completar a diversão das crianças, foram realizadas pinturas de rosto durante o dia.

Os campeões regionais de 1987 foram homenageados, além do momento de recontro entre os jogadores, receberam o troféu de Personalidade Esportiva, um reconhecimento pelo desempenho levando o nome do município para a região e o estado.

Buscando o resgate da memória de 120 anos de colonização e 30 anos de emancipação, o Professor Neivo Fabris e Roberto Hackmann apresentaram o projeto do livro que contará, através de relatos e documentos, a história de Centenário, para demonstrar uma prévia, estiveram expostos em banners os relatos de alguns entrevistados e suas contribuições.

Em comemoração aos 30 anos da Emancipação Político-administrativa do município, foi reunida a Comissão Emancipacionista, que durante os anos que antecederam a criação do Município, trabalhou mobilizando a população para o sim da emancipação de Centenário. O Prefeito Genoir e o Vice-prefeito Cassio Kolcenti entregaram troféus simbólicos, externando o reconhecimento de toda a população.

Ainda nesse contexto histórico, relembrando a cultura, dos antepassados colonizadores, o Grupo Folclórico Auresóvia fez uma belíssima apresentação, emocionando todos os presentes, com o repertório de danças típicas polonesas.

Animando o público o cantor Ramon Quadros e DJ Leandro do Turbo Som, finalizaram as atrações do dia.