NOTÍCIAS Ver todas

Centenário declara situação de emergência devido à estiagemCentenário declara situação de emergência devido à estiagem

Publicado em 03/01/2021, Por Assessoria de Comunicação

 

Na última semana a Prefeitura de Centenário e Secretaria de Agricultura juntamente com a EMATER realizaram vistorias em lavouras e propriedades castigadas pela estiagem em todo o município, constatando perdas nas culturas de milho (grãos e silagem), soja, erva-mate, bovinicultura, horticultura e fruticultura. A estiagem na região já ocorre a meses, e agravou-se com a baixa precipitação das chuvas e as altas temperaturas diárias, causando perdas permanentes nas lavouras interferindo no ciclo produtivo das plantas.

A redução da oferta de pastagens e baixa qualidade da silagem geram a necessidade de aumentar a quantidade de ração concentrada, aumentando o custo da produção leiteira, além disso, as altas temperaturas também prejudicam o rebanho.

Conforme o laudo técnico produzido pela EMATER, a falta de água compromete, inclusive a produção destinada ao consumo de subsistência, como hortaliças, batata, mandioca, ovos, com baixo desenvolvimento. Situação que causa diminuição de renda e aumento do custo de vida, afetando inclusive o comércio local. Avalia-se que o impacto econômico ultrapasse 20 milhões de reais, em diversos setores de produção primária.

 

Cerca de 59 famílias estão recebendo o abastecimento de água através de caminhão pipa. No meio rural muitas fontes drenadas estão com diminuição da quantidade de água, e até mesmo no meio urbano as caixas de água estão sendo abastecidas com caminhão pipa.

 

Sendo assim, com o baixo índice pluviométrico, abaixo das médias para o período, afetando o consumo humano e animal, e gerando prejuízos socioeconômicos, o Prefeito Genoir Marcos Florek declara Situação de Emergência nas áreas rurais e urbanas do município afetadas pela estiagem.

 

A Prefeitura Municipal está disponível para oferecer ajuda a todos os munícipes que estiverem com falta de água, disponibilizando o transporte de água potável através de caminhão pipa, havendo necessidade, pode-se entrar em contato com a Secretaria de Agricultura para que seja realizado o abastecimento. Solicita-se que haja o consumo consciente e que se evite os desperdícios de água nesse período crítico de estiagem.

 

Espera-se que nos próximos dias ocorram precipitações razoáveis que possam minimizar os efeitos da seca, amenizando a falta de água e a recuperação das lavouras que ainda não foram totalmente comprometidas.



Imprimir - Compartilhar:
| WhatsApp