Saúde em pauta em viagem para Porto AlegreSaúde em pauta em viagem para Porto Alegre

Publicado em 02/12/2021, Por Assessoria de Comunicação

No dia de ontem o Prefeito Municipal Genoir Marcos Florek, representando o município de Centenário e a AMAU, e o Secretario de Saúde Everton Fiore estiveram no palácio  Piratini juntamente com os Prefeitos de Marcelino Ramos Delfin, Prefeito de Cruzaltense Juarez Sandri, Diretor do Hospital Santa Terezinha Jackson Arpini e o Coordenador Regional da Saúde Mário Ceron onde o governador Eduardo Leite anunciou, o pagamento de dívidas do Estado com os municípios gaúchos referentes à manutenção de programas de saúde municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) entre os anos de 2014 e 2018. O valor de R$ 432 milhões, que não havia  sido empenhado, é equivalente a 10 meses de custeio de serviços de saúde prestados pelas prefeituras. Os recursos serão pagos em parcela única para os municípios que se habilitaram ao recebimento. No total, 495 municípios têm créditos com o Estado.

O governador também anunciou o lançamento do programa Cirurgia+, no qual o governo do Estado investirá R$ 85 milhões em hospitais gaúchos que prestam serviço pelo SUS com objetivo de atender a demanda represada de consultas, exames e cirurgias em sete especialidades com maiores filas e maior tempo de espera no Estado.

Os municípios, por meio da Famurs, assinaram um acordo para destinar pelo menos 20% do valor pago pelo Estado referente a dívida não empenhada entre os anos de 2014 e 2018 como contrapartida para o programa Cirurgia+, as especialidades serão na traumatologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, otorrinolaringologia, oftalmologia, ginecologia e urologia, entre primeiras consultas, exames e cirurgias.