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Secretaria de Saúde de Centenário realiza mais de mil atendimentos por mêsSecretaria de Saúde de Centenário realiza mais de mil atendimentos por mês

Publicado em 18/07/2019, Por

<p>Na &uacute;ltima semana o secret&aacute;rio de Sa&uacute;de, Aroldo Jos&eacute; Borges Flores, apresentou na C&acirc;mara de Vereadores os dados referentes a sa&uacute;de do munic&iacute;pio do primeiro quadrimestre para o Conselho Municipal de Sa&uacute;de. Segundo o secret&aacute;rio, por acreditar que a sa&uacute;de n&atilde;o pode ficar em segundo plano, que a Prefeitura Municipal de Centen&aacute;rio coloca ela como prioridade, promovendo atendimentos m&eacute;dicos e acesso as medica&ccedil;&otilde;es que contribuir&atilde;o para uma vida melhor dos mun&iacute;cipes.</p> <p>Os dados apresentados pelo secret&aacute;rio, referem-se aos meses de janeiro, fevereiro, mar&ccedil;o e abril, aonde Centen&aacute;rio teve um gasto m&eacute;dio de 19,78% em sa&uacute;de. &ldquo;No &uacute;ltimo m&ecirc;s tivemos um gasto relativamente maior que foi de 21,42%, al&eacute;m disso, tivemos mais de quatro mil pessoas em atendimento farmac&ecirc;utico, o que nos d&aacute; uma m&eacute;dia de mais de mil pessoas m&ecirc;s. Tamb&eacute;m realizamos 1.476 procedimentos odontol&oacute;gicos e cerca de 1.500 consultas m&eacute;dicas, referente apenas a um m&eacute;dico&rdquo;, explicou.</p> <p>Conforme os dados, a Secretaria de Sa&uacute;de realizou 153 atendimentos domiciliares por t&eacute;cnicos de enfermagem e 20 pela enfermeira. Tamb&eacute;m foram realizados 73 atendimentos m&eacute;dicos em resid&ecirc;ncias e 803 pessoas foram atendidas pela fisioterapia da UBS. &ldquo;Apresentamos os dados para prestar contas e informar a comunidade no sentido de dar uma transpar&ecirc;ncia maior do servi&ccedil;o prestado, a gente apresenta n&uacute;mero oficiais dos atendimentos. Levando em conta que at&eacute; a abril t&iacute;nhamos dois m&eacute;dicos, e depois ficamos somente com um, pelo nosso m&eacute;dico ter ido embora do Brasil&rdquo;, disse.</p> <p>Ainda conforme o secret&aacute;rio, houve um aumento relativo de atendimentos na farm&aacute;cia, refletindo que a comunidade tem buscado aux&iacute;lio e que o munic&iacute;pio faz todo o poss&iacute;vel para garantir que todos tenham acesso a medica&ccedil;&atilde;o. &ldquo;N&atilde;o faltam medicamento para as pessoas, trabalhamos com medicamento b&aacute;sico que &eacute; a farm&aacute;cia b&aacute;sica, mas temos um investimento significativo com rem&eacute;dios que n&atilde;o fazem parte da farm&aacute;cia b&aacute;sica e que pagamos para o mun&iacute;cipe, n&atilde;o seria obriga&ccedil;&atilde;o da prefeitura, mas a gente compra. Muitas vezes, os pacientes consultam com especialistas em Erechim, Passo Fundo, Porto Alegre e que retornam para o munic&iacute;pio solicitando a ajuda da prefeitura e n&oacute;s procuramos ajudar a todos&rdquo;, destacou.</p> <p><strong>UBS atende at&eacute; as 19h por iniciativa do governo municipal</strong></p> <p>H&aacute; cerca de tr&ecirc;s meses a UBS do munic&iacute;pio tem oferecido um atendimento diferenciado a comunidade, ficando aberta at&eacute; as 19h. Conforme o secret&aacute;rio Flores, essa iniciativa se d&aacute; por meio de uma decis&atilde;o do governo municipal. &ldquo; &Eacute; importante deixar claro, que n&atilde;o existe uma lei que obrigue a UBS abrir at&eacute; as 19h, o que existe &eacute; um programa do Minist&eacute;rio da Sa&uacute;de que auxilia as cidades que possuem tr&ecirc;s equipes de sa&uacute;de da fam&iacute;lia, que n&atilde;o &eacute; o caso de Centen&aacute;rio, que poderiam atender 60 horas e viria verba do governo. Mas dos 32 munic&iacute;pios da AMAU, apenas quatro se encaixam nesse programa, o que n&atilde;o &eacute; nosso caso. Ent&atilde;o estamos estendendo o hor&aacute;rio para dar uma melhor comodidade para os mun&iacute;cipes&rdquo;, salientou.</p> <p>Segundo o secret&aacute;rio, a medida vem auxiliando os trabalhadores, que podem sair do trabalho e receberem atendimento m&eacute;dico. &ldquo;S&atilde;o duas horas, mas d&aacute; uma diferen&ccedil;a muito grande nos atendimentos e assim evitamos o custo e o tempo com deslocamento at&eacute; Erechim&rdquo;, finalizou.</p> <p>&nbsp;</p>


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